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MOTORES GLOW: A ARTE DA REGULAGEM

Alta e baixa rotação

Os engenhos utilizados no aeromodelismo são de alto desempenho e, portanto, muito sensíveis a qualquer alteração do meio. É perceptível uma diferença de rendimento quando muda a umidade do ar, muda-se a hélice ou o combustível utilizado. Temos então que encontar uma regulagem que faça o motor responder bem a todas estas variáveis. 
 
Começaremos pela alta rotação. Feche a agulha de alta totalmente para então reabri-la em 3 ou 4 voltas completas. Dê a partida e lentamente feche a agulha até encontrar o ponto em que o motor funcione sem o auxílio do aquecedor de vela (ni-start). Neste ponto ainda não deveremos buscar a máxima rotação do motor.

Agora a parte crítica: a regular a marcha lenta.

Alguns carburadores, como os motores OS das séries FP e LA possuem um pequeno orifício para a sangria de ar logo em frente ao venturi. São por isso chamados de carburadores "Air Bleed". Outros possuem uma segunda agulha (geralmente na lateral do carburador, junto ao comando de aceleração) que controlam o fluxo de combustível, como no caso dos Supertigre, Saito, OS série FX e BE. São chamados de "Fuel Bleed".

O segredo é encontrar a mistura ar-combustível ideal. Muito ar e pouco combustível nos dá uma mistura pobre, o contrário nos dá uma mistura rica.

Nos carburadores Air Bleed, temos que abrir o parafuso para empobrecermos a mistura. Já nos carburadores Fuel Bleed, devemos fechar a agulha para obtermos tal efeito.

Antes de qualquer alteração na regulagem é imprescindível de que você ANOTE TODOS OS SEUS PASSOS a fim de que possa retornar a uma configuração anterior.

Com o motor funcionando em lenta de forma estável, interrompa o fluxo de combustível para o carburador, pressionando a mangueira com o auxílio de um alicate.

SE o motor morrer imediatamente

E isso vale para a transição da alta para a lenta, a mistura de lenta está pobre, abra a agulha do carburador fuel bleed em 1/8 de volta (45 graus) ou feche o parafuso do air bleed em 1/4 de volta (90 graus) para enriquecer a mistura. Continue o processo até que o motor funcione por cerca de 8 a 10 segundos com o alicate bloqueando a alimentação do motor.

SE o motor funcionar por cerca de 8 a 10 segundos e, em seguida, aumentar a rotação e parar

Ou se o motor depois de algum tempo funcionando em marcha lenta morrer sem ter a alimentação bloqueada, a mistura de lenta está rica. Feche a agulha do carburador fuel bleed em 1/8 de volta ou abra a do air bleed em 1/4 de volta. Continue o processo até que o motor funcione por 8 a 10 segundos com a alimentação bloqueada e morra sem aumentar a rotação.

O teste final da regulagem de lenta consiste em fazer o motor funcionar com uma marcha lenta de aproximadamente 2500 RPM por aproximadamente 30 segundos (sem ter sua alimentação bloqueada) de forma constante e em seguida acelerar bruscamente até a máxima rotação. O motor deverá responder sem hesitação.

Caso o motor morra no processo, a lenta ainda está pobre. Caso ele "engasgue", "cuspa combustível" ou "esfumace", a mistura de lenta ainda está rica. Proceda como acima descrito.

Caso ainda assim a regulagem de lenta ainda esteja insatisfatória, revise a posição do tanque e o tipo de vela utilizada. 
 
Com uma lenta satisfatória, vamos à regulagem da alta e os últimos ajustes.

Feche gradativamente a agulha de alta ( inicialmente de 1/4 em 1/4 de volta e depois procedendo a cada 1/8 de volta) até obter a máxima rotação com o modelo nivelado. Abra alguns "cliques" na agulha ( geralmente 1/8 de volta) até que a rotação caia em 200 ou 300 RPM e levante o nariz do avião. A rotação deve se manter constante ou aumentar um pouco. Caso os RPM's diminuam e o motor ameace morrer, abra 1/4 de volta e tente novamente. Teste mais uma vez a lenta com a nova regulagem de alta e proceda com os ajustes finos até obter uma lenta e uma alta estáveis, com transição sem hesitações.

Adendo: lubrificação, temperatura e cowl

Ao fecharmos a agulha, restringimos o fluxo de combustível e de óleo lubrificante ao motor. O óleo também ajuda na refrigeração nos engenhos, portanto, muito cuidado ao tentar extrair o máximo de RPM's de seu motor e acabar com um problema de superaquecimento, muitas vezes destruindo um motor por completo e certamente diminuindo sua vida útil.

Quando o modelo usa carenagem de motor, o famoso cowl, o fluxo de ar pelo motor se altera, e com isso a refrigeração e a mistura ar-combustível. Neste caso, a regulagem da alta deverá ser feita com o cowl no lugar (e um termometro a mão). Deveremos também fazer uma pequena passagem para acessarmos as regulagens de lenta e alta, sem que para isso tenhamos que remover o cowl do motor.  

Se o motor está regulado em baixa e alta, mas não mantém rotação intermediária...

>> Faixa intermediária pobre: Quando o motor morre por "falta de combustível" na transição da baixa para a alta, não mantém faixa intermediária constante ou ainda nos obriga a abrir muito a agulha de alta, ocasionando afogamento em alta rotação. Tente um ou uma combinação dos seguintes procedimentos:


1) Aumente o passo ou o diâmetro da hélice

2) suba o tanque de combustível

3) Instale uma bomba de combustível de acordo com as especificações do fabricante do motor

4)Instale um restritor de ar no venturi do carburador.


>> Faixa intermediária rica: Tente um ou uma combinação dos seguintes procedimentos:

1) Diminuir o passo ou o diametro da hélice

2) Experimente uma mufla maior

3) Adote uma bomba de combustível de acordo com as especificações do fabricante do motor

4) Abaixe o tanque de combustível


NÃO SE ESQUEÇA!!!

Em vôo o motor trabalha com menos carga do que em testes no solo. Isso causa um empobrecimento da mistura e os consequentes problemas de superaquecimento e rendimento. Leve isto em consideração no ato da regulagem.