Simulador: aula 01 - Introdução
O que é um Simulador de Aeromodelismo?
Um Simulador, como o nome já diz, é um programa com a finalidade de fazer com que a pessoa que o utiliza, realizar situações aos quais as encontraria, quase que em sua totalidade em um ambiente real.
O Simulador nada mais é que um Soft interligado ao computador através de uma conexão, que normalmente possui uma USB em uma das pontas e um adaptador que será interligado a Radio Transmissor caso este possua um. Feito isto, todos os comandos no radio são transferidos para a tela do computador, onde você ira escolher o modelo e cenário a ser aplicado na Simulação.
Nós modelistas, usamos o Simulador para aprendermos a voar e com isso economizarmos tempo e dinheiro no nosso aprendizado. Muitos o usam no intuito de aperfeiçoar seus vôos e manobras.
Para você que quer entrar neste Hobby, tenha em mente que isto não e um brinquedo mais sim um Hobby, e como tal costuma ter um gasto um pouco elevado. Portanto comece da forma certa e correta, comece com um Bom Simulador, para isso temos muitos simuladores no mercado.
Até então sabemos que praticar é tudo. Desta forma, para ajudar os iniciantes e ate mesmo permitir treinamentos para os mais experientes, existem disponíveis os Simuladores de Aeromodelismo e Helimodelismo.
Vale muito mesmo ter um Ótimo Simulador que nos traga a realidade quase perto da vda real, sabe por quê?
- Você voa a hora que quiser , de dia ou de noite e sem incomodar ninguém.
- Esta chovendo, esta frio, esta calor, nada vai te atrapalhar.
- Escolha o modelo que quiser ter, desde os maiores aos mais pequenos, os básicos aos avançados.
- Não se preocupe com combustíveis e baterias.
- Escolha o melhor campo de vôo.
- Veja o que aconteceria numa queda real e aprenda dia-a-dia como evitar ao Maximo para que aquilo aconteça.
- Depois de muito treino você sentirá o efeito ao pilotar seu modelo de verdade.
Existem no mercado diversos Simuladores, porém eu recomendo o Simulador Aerofly para iniciantes e, para quem quer aprender a fazer manobras, Realflight, por ser o que de mais real existe hoje no mercado e o mais usados entre os campeões mundiais.
Uma boa experiência do Simulador evita danos no aparelho e proporciona muito mais treinamento. A primeira coisa a se fazer, se você quer entrar neste Hobby, é ir a algum evento de aeromodelismo ou visitar algum clube, perguntar e analisar. Caso decida ter um modelo, o ideal seria começar com um modelo simples, mas antes de mais nada, você precisará ter um radio e um Simulador. Deixe para adquirir o modelo depois. Tenha paciência seu bolso agradece !
Seja paciente e aprenda bem com o Simulador. Pratique pelo menos 1 mês, praticando por 4 horas por semana. Você com certeza vai poupar muitas quebras e não vai ficar tão frustrado. Mesmo depois de ter a certeza que já sabe voar, continue sempre a usar o Simulador, nunca o abandone, ele é seu amigo e uma poderosa arma de aprendizado.
Para aqueles que estão lendo este texto e acham o Simulador uma grande bobagem, por acharem que já sabem voar, então saibam que os melhores pilotos usam Simuladores, como Fabio Borges, Batatinha, Picapau etc!
É um grande erro aqueles que deixam pra traz o investimento do Simulador e partem logo de cara a compra de um avião ou Helicóptero. É quase certo que terão muitos prejuízos e muitos logo logo deixarão o Hobby, lógico após muitos prejuízos, talvez físico e financeiro.
Faça então um bom uso do Simulador e você terá a certeza que este é um dos melhores Hobbys a se fazer.
Tenho certeza que é uma dica de grande valor para que você possa aprender a pilotar um helicóptero de controle remoto, assim como um avião. Além disso vai fazê-lo economizar preciosos reais ou dolares com manutenção e peças de reposição para seu equipamento.
Bons vôos e boa diversão!
Atenciosamente
Centro de Treinamento do SCS