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DICAS PARA INICIANTES

Como começar a voar RC?

Procure se há um Clube ou uma Associação na sua região, normalmente sempre há pessoas com boa vontade para ajudá-lo a se iniciar. Vá à pista, conheça as pessoas e não se envergonhe de perguntar, uma vez que todos um dia já foram principiantes. Você também pode se informar nas lojas especializadas em modelismo.

QUANTO CUSTA UM MODELO ?

Normalmente para um principiante, o investimento parece muito alto. No entanto o maior investimento consiste de itens como rádio transmissor e motor, uma vez de posse destes componentes, os custos se estabilizam sendo menos do que se imagina. Rádios e motores normalmente duram muitos anos, sendo o avião em si o item que mais facilmente esta sujeito aos acidentes, e no entanto, o mais barato... Pode-se ainda, com o mesmo rádio e motor voar uma ampla gama de modelos. Assim, para se construir um pacote para principiante serão necessários os seguintes componentes:

•Rádio Controle de 4 Canais c/ 4 Servos;
•Motor 0.40 pol cub;
•Vela p/ignição;
•Avião pronto para voar ARF;
•Bateria para partida Ni Start;
•Chave de vela;
•Combustível 1 Galão;
•Hélice;
•Bomba de combustível;
•Tubo de silicone 1 metro p/con. do motor;
•Caixa de campo;
O custo depende da marca e qualidade dos equipamentos comprados.

QUAL A DISTÂNCIA QUE O RÁDIO ALCANÇA?

Os equipamentos modernos de R/C, normalmente cobrem uma distância de até 2 km. No entanto, nos aeromodelos comuns de cerca de 2 metros de envergadura se tornaria tão pequeno nesta distância que seria impossível distinguí-lo. Assim, mesmo para modelistas experientes a distância máxima que se afasta um modelo é de 200 a 300 metros, portanto com grande segurança dentro da faixa de alcance do rádio transmissor.

QUE TIPO DE RÁDIO NECESSITA-SE ?

Quando se olha para os vários modelos de rádio disponíveis no mercado, é possível confundir até aeromodelistas mais experientes, tal a variedade de marcas, tipos, formas e acessórios . Logicamente que quanto mais sofisticados forem os sistemas mais caro é o conjunto. Para os principiantes recomenda-se um modelo sem muitas sofisticações, mas que atenda suas necessidades. Os modelos e marcas disponíveis no mercado são todos de ótima qualidade, podendo ser operados com muita segurança, não possuindo no entanto, as opções de um rádio programável (computadorizado).Para tanto os modelos de Freqüência Modulada (FM), de 4 ou 6 canais são uma ótima opção. São necessários no mínimo 4 Canais (Acelerador, Profundor, Leme e Ailerons). A opção de 6 Canais permite instalar ainda trem retrátil e flap, que no caso de trem retrátil não é muito recomendável para principiantes, mas que ,no entanto, quando se partir para modelos mais sofisticados o Rádio já esta completo.

DURANTE QUANTO TEMPO OS AEROMODELOS VOAM E QUAL A VELOCIDADE QUE ATINGEM?

Os aeromodelos comum normalmente voam a uma velocidade de cerca de 100km/h, no entanto, modelos mais sofisticados como os "Turbo-jan (jatos) voam mais rápidos, até 160 km/h ou mais. Mas para alguns "experts" a velocidade pode atingir até 200 km/h nos modelos conhecidos como "pylon racers", isto é para corridas de velocidade.Quanto ao tempo de duração do vôo, depende fundamentalmente do tipo de motor e do tamanho do tanque de combustível. Nos modelos para principiantes com motores .40 pol (aproximadamente 6,5cc) e tanques de 300ml, o tempo de vôo se situa em torno de 15 minutos.MOTORES:
Existem motores de 2 e 4 tempos para aeromodelos. Os de 2 tempos são mais baratos e mais potentes, enquanto os de 4 tempos tem mais torque em baixas rotações e são mais parecidos com os motores da aviação "real". Os motores de 4 tempos são mais frequentemente encontrados em aeromodelos "escala". Apesar de serem completos ( tem comandos e válvulas de admissão e escapamento ) esses motores tem seu óleo lubrificante adicionado ao combustível; não possuem cárter. Os motores de 4 tempos são mais econômicos do que os de 2 tempos.Existem ainda três tipos diferentes de motores: os movidos a metanol, diesel e gasolina. Os motores diesel dificilmente são encontrados pois não tem potência e são peças artesanais. Os movidos a metanol são os mais populares, principalmente por causa do seu tamanho ( variam de 0.010 ci. Até 4.4 ci / ci = cubic inch ou, em português, polegada cúbica ). Os motores a gasolina normalmente são de 23cc para maior, chegando até aos 4 cilindros com ignição eletrônica, 240cc e 23hp!!! Não é loucura não, são motores para aeromodelos que pesam em torno de 25Kg, com mais de 3 metros de envergadura ( são chamados de "giant scale" ).

COMBUSTÍVEL:

Os motores a metanol usam normalmente uma proporção de 16 a 25% de óleo e 5 a 30% de nitrometano. Essa relação depende da altitude em relação ao nível do mar em que o motor vai trabalhar, objetivo final ( rendimento ou durabilidade ) e se é um motor de 2 ou 4 tempos. Normalmente são vendidos em galões com 3,6 litros e custam ( os importados ) de US$ 15 a US$ 35 o galão, dependendo da composição e do revendedor. Para se ter uma idéia de preço, um combustível importado - Wild Cat - com 10% de nitro e 16% de óleo na dm hobby center custa em torno de US$ 16 o galão - 3.6 litros.

O QUE É NECESSÁRIO PARA LIGAR O MOTOR?

Os motores tipo glow, utilizam uma vela especial de filamentos de platina que deve inicialmente se acender como uma fonte externa de força (bateria). A fonte de força ou bateria de ignição deve ser de 1,2 volts, caso contrário corre-se o risco de queimar a vela, dando-se ao conjunto o nome de (Ni-Cad Start ou Pack ), sendo este portátil, cabendo no bolso da calça e recarregável em tomadas de 110v.Após se encaixar o pack na cabeça da vela e certificar-se que a agulha do carburador está aberta e há combustível no tanque, basta bater na hélice no sentido anti horário que o motor deveria girar e pegar (tranco), com o motor girando, retira-se o pack de bateria e com o calor gerado pelo próprio combustível a vela permanecerá acesa.OBS.: É interessante que os principiantes recebam ajuda de aeromodelistas mais experientes para ligar o motor e fazer as primeiras regulagens.
IMPORTANTE: O metanol é altamente tóxico.


O QUE ACONTECE QUANDO O MOTOR PÁRA EM VÔO ?

Muitos pensam que o modelo se perde quando o motor pára. Isto não é verdade, uma vez que, todos os comandos continuam em funcionamento, pois a força gerada para os comandos é fornecida por uma bateria dentro do modelo em vôo (bateria do receptor), e não do motor. Portanto pode-se fazer o pouso totalmente seguro com o motor desligado.

PODE-SE COMPRAR UM MODELO PRONTO PARA VOAR ?

No mercado existem muitas opções. Há modelos já prontos, normalmente construídos em fibra de vidro pronto para principiantes. No entanto, os modelos em fibra embora muito bonitos, tem o inconveniente da dificuldade de reparos em caso de acidentes, que aliás os principiantes sempre estão mais sujeitos. Existe os kits chamados " ARF " (Almost Ready to Fly), ou seja, Quase Prontos para Voar, isto é, são semi-prontos, normalmente construídos em madeira balsa, que facilita reparos em caso de acidentes. Os kits ARF vem completos com todos os acessórios necessários para a montagem como trem de pouso, tanque, links, pusrods, conexões e rodas. Para a montagem são necessárias poucas horas de serviço, pois basta colar as asas, empenagem vertical e fazer as conexões dos comandos. Instalar o motor e o Rádio.Há ainda os kits, propriamente ditos, que são fornecidos em caixas onde o madeiramento já vem cortado. Os kits são acompanhados de plantas na escala de 1: 1, e devem ser completamente construídos. Geralmente os aeromodelistas mais experientes optam pelos kits. Um inconveniente para os principiantes é que nos kits, alguns acessórios como trens de pouso, ferragens, rodas, tanques e outros não vem incluídos e devem ser adquiridos separadamente, às vezes aumentando o preço final do modelo.Os kits oferecem aos modelistas maiores opções de modelos e prazer para quem gosta de construir.Estes são normalmente construídos em madeira - balsa, especial para construção devido à sua densidade e leveza, dando ao conjunto final um menor peso, característica essencial para o bom desempenho em vôo. Logicamente quem se dispor a construir um modelo à partir de um kit deve possuir uma mini -oficina com ferramentas apropriadas, como facas de hobby, alicates, tesouras, formões, chaves de fenda, alfinetes, lixas, furadeira, ferro para soldar entre muitos outros. Normalmente se despende de 100 a 120 horas de construção para se conseguir um bom modelo à partir de um kit.

DEVO OPTAR POR ASA ALTA OU BAIXA ?

Os modelos de asa alta tem o centro de gravidade mais bem distribuído, isto é, o corpo fica literalmente pendurado na asa, permitindo vôos em baixa velocidade o que é ideal para o principiante.Os modelos de asa baixa são normalmente mais críticos, pois o corpo tem que se equilibrar sobre a asa dificultando o equilíbrio final do conjunto. A vantagem do modelo de asa baixa é que desenvolvem mais velocidade, facilitando as manobras acrobáticas.Recomenda-se, entretanto, que o principiante inicie com um modelo de asa alta, que embora mais lento e às vezes mais feio, facilita o aprendizado. Quando se sentir plenamente treinado pode passar para um modelo da asa baixa. O que o principiante deve levar em consideração é que para ele o importante é um modelo que voe bem, e não um modelo bonito.Normalmente os treinadores são de asa alta e feios. Mas voam !Alguns principiantes compram aviões bonitos . Mas quebram !

QUANTO TEMPO LEVA PARA APRENDER A VOAR ? PODE-SE COMEÇAR SOZINHO ?

Esta questão é de difícil resposta ,pois o tempo necessário para o aprendizado depende de cada um, pois existem pessoas com muita facilidade que aprendem rapidamente ,isto é, com poucas horas de instrução já conseguem voar sozinhas. Há ,no entanto, pessoas com maior grau de dificuldade ,talvez por menor grau de coordenação motora, ou às vezes por excessivo medo de quebrar o modelo e se reprimem muito, dificultando o aprendizado. Portanto o tempo depende de como cada pessoa se comportará frente a esta situação. Recomenda-se, no entanto, não começar a voar sozinho. A presença do Instrutor, isto é, um aeromodelista mais experiente ao lado do iniciante é de fundamental importância para assegurar um aprendizado mais regular e evitar muitos acidentes desnecessários.Aprender a controlar o modelo não é uma habilidade conseguida da noite para o dia, requer muito treinamento. É como num avião real, é necessário o instrutor para as primeiras lições.

IMPORTANTE: Para quem já é piloto de avião real. Não tente voar sozinho. Aeromodelo é diferente.

O instrutor serve para 2 propósitos. Primeiro ,ele voará seu modelo pela primeira vez, certificando-se que as reações estão perfeitas e corrigirá os vícios caso necessário (este procedimento chama-se " triagem " ). Quando um modelo decola pela primeira vez é difícil saber qual será sua reação. Alguns tendem a subir, outros a cair, outros viram para a direita ,outros para a esquerda. Assim uma pessoa experiente fazendo o primeiro vôo se torna importante para realizar as correções necessárias, antes do piloto principiante assumir os controles. Ele conseguirá antever as atitudes do modelo e corrigir a tempo, evitando acidentes desnecessários. A primeira reação será uma completa desorientação espacial, você não saberá de imediato se esta indo, vindo, de dorso, subindo ou descendo. Imagine-se sozinho nesta hora.Este efeito é normal. Com o passar do tempo começa-se a manobrar e sentir os comandos e a perceber o que esta efetivamente acontecendo até sentir segurança para vir descendo e fazer as manobras mais próximas do solo. Com o tempo o aluno estará decolando e pousando, por conta própria.Ressalta-se ainda que ocorre uma inversão dos comandos. Isto é, quando o modelo está se distanciando de você, os comandos são normais, ou seja, quando, se comanda para a direita o modelo vai para a direita. No entanto, quando ele esta vindo em sua direção, o comando se inverte, quando se comanda para a direita o modelo vai para a esquerda. Você deve se colocar como se estivesse sentado no cockpit.Assim, não é difícil aprender, basta atentar para as lições do instrutor e executá-las. Voar é como andar de bicicleta, no início todos temos uma certa dificuldade, mas todos aprendemos. Por outro lado, mesmo para ciclistas experientes alguns tombos são inevitáveis. O que não se pode é desistir na primeira tentativa. O céu é o limite !!!